Banco de pautas

04/08/2011Banco de pautas, IMPRENSA

Selo da Qualidade ABCP indica conformidade de bloco de concreto

Objetivo do selo é assegurar a melhoria da qualidade dos sistemas construtivos e dos blocos

Na hora de construir com blocos de concreto é importante dar preferência ao produto que cumpre as especificações das normas brasileiras e compõe um sistema construtivo inteligente, que proporciona economia, maior rapidez de aplicação, melhor qualidade e garantia da obra.

Para Ricardo Moschetti, gerente regional da Associação Brasileira de Cimento Portland, é necessário controlar a matéria-prima para obter um produto final de qualidade, bem como ter procedimentos de dosagem, moldagem, cura e controle interno. Segundo Moschetti, equipamentos de boa performance, em bom estado de manutenção e conservação, além de uma equipe que saiba extrair dessas máquinas seu melhor desempenho, também são indispensáveis para aumentar a produtividade. “Se bem operados, os equipamentos contribuem para a produtividade, porém, para a aplicação do produto é fundamental realizar o treinamento dos profissionais, aproveitando as vantagens que o sistema construtivo oferece”.

Moschetti explica que a produção de blocos que cumpre as exigências de norma (ABNT NBR 6136 e a ABNT NBR 12118) é feita em misturadores e vibroprensas com grande poder de prensagem. Esses equipamentos proporcionam misturas mais homogêneas, blocos com menor índice de vazio, menor custo de produção e menor desvio padrão de processo.

“O Selo da Qualidade oferece ao fabricante a possibilidade de atender mercados mais exigentes, como construtores e grandes consumidores. Ao consumidor, fica a segurança de adquirir um produto de qualidade controlada”, destaca Moschetti. O alerta se estende ao lojista, pois o revendedor deve exigir também que o fabricante cumpra as normas ou exiba o Selo da Qualidade em seus produtos.

Blocos de concreto com selo da qualidade também são ambientalmente amigáveis: enquanto na fábrica blocos avariados retornam ao processo pela reciclagem interna, durante a aplicação, o produto normalizado é mais resistente a quebras, gerando um canteiro mais limpo, livre de entulho.

 

Dicas para o construtor na hora da compra

Definidos o tipo de bloco, se de vedação ou estrutural, a quantidade e a programação para recebimento, as peças devem ser armazenadas em local adequado, separadas por tipo, dimensão e resistência, para facilidade no manuseio.

Quanto às dimensões, Moschetti alerta que os blocos devem ter ângulos retos exatos. “São duas as famílias de blocos, ambas com 19 cm de altura, mas que diferem no comprimento (29 cm e 39 cm). A família de 39 cm tem variações na largura (9 cm, 14 cm e 19 cm), enquanto a de 29 cm possui apenas o bloco de 14 cm de largura”.

Lotes de blocos com cor homogênea também são um bom indicativo de controle do processo de fabricação e cura, diz o engenheiro. “À exceção de canaletas, blocos de concreto normalizados sempre são vazados”. Para testar a porosidade, Moschetti sugere testes como derramar um pouco d’água sobre o bloco ou mergulhá-lo em água. Facilidade de absorção pode significar que o bloco tem baixa resistência e proporções incorretas dos componentes do concreto.

Sobre a ABCP

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela indústria brasileira do cimento, que há 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas da construção, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para treinamentos, consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Tudo isso para garantir a qualidade e as boas práticas do produto que representa.

Tags:,

Revoke Consent