Posts ABCP-SNIC (pt-en-es)

19/12/2023Posts ABCP-SNIC (pt-en-es), IMPRENSA, Noticias

Setor avança na qualificação de profissionais na construção

A escassez de mão de obra qualificada tem sido um dos principais desafios enfrentados pela construção civil e neste ano não foi diferente. Em um dos setores que mais gera emprego no Brasil, a crescente demanda imobiliária e de infraestrutura, em especial com a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) que vai reaquecer o segmento da construção popular, assim como a ação sobre as obras paralisadas englobadas pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), abrem novas possibilidades para atrair e reter talentos.

Com o objetivo de capacitar e oferecer aperfeiçoamento profissional, em 2023, a ABCP, reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologia do cimento e do concreto, seguiu comprometida em promover conhecimento sobre o produto e suas aplicações, por meio de cursos, treinamentos e palestras, contribuindo assim com o desenvolvimento da indústria da construção civil.  Uma atuação que acontece anualmente não só com empresas e seus profissionais, mas também com os estudantes, técnicos e universitários, do setor.

Segundo recente estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) 89% das construtoras estão com dificuldade em encontrar profissionais especializados e a maioria delas – cerca de 43% -, preferem que a qualificação seja com aulas práticas e teóricas – se possível no próprio canteiro de obras – ministradas por escolas contratadas. Além disso cerca de 73% das empresas fazem questão de custear a capacitação de seus colaboradores.

Na última década, a atividade de informação e capacitação técnica da Associação alcançou cerca de 31 mil profissionais da cadeia produtiva da construção.

Somente em 2023, a ABCP promoveu perto de 124 cursos entre on-line e presenciais, sobre 32 temas diferentes, que beneficiou mais de 3.300 profissionais. Desses cursos, 23 deles foram autossustentáveis e englobaram um total de 500 profissionais de diferentes níveis da construção civil e de todas as regiões do Brasil.

Entre os cursos ofertados estão os já tradicionais “Tecnologia Básica do Concreto”, “Laborista de Artefatos de Cimento”, “Operação de Fábricas de Artefatos de Cimento”, “Tecnologia do Concreto Aplicada a Pisos Industriais” entre outros. Além disso, como acontece todo ano, foram incorporados novos temas à grade de cursos como, por exemplo, “Coprocessamento: Abordagem técnica econômica para atingimento das metas”

O Projeto Universidades seguiu atendendo renomadas instituições de ensino superior, com cursos e palestras online e presenciais (em 2023 foram 12 cursos e 27 palestras). Para citar uma delas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, FAUMack, em São Paulo, promoveu em outubro último a 12ª edição do curso de extensão “Arquitetura & Construção: Materiais, Produtos e Aplicações”, um curso que a ABCP ajudou a criar há 12 anos atrás e que, pela excelência, passou a integrar a grade curricular da referida instituição de ensino. Some-se a essa atuação as inúmeras outras realizadas por profissionais dos escritórios e representantes regionais da ABCP em quatro diferentes Estados da Federação.

Para 2024, a ABCP ampliará ainda mais a abrangência de temas e parcerias que atendam casa vez mais as novidades e soluções que estão surgindo e sendo aplicadas pela cadeia produtiva da construção.

Tags:, ,

Revoke Consent