IMPRENSA

20/05/2016IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Showroom de pavimento permeável na ABCP

A ABCP e a BlocoBrasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto) finalizaram no último dia 9 de maio, na sede da ABCP, a construção de um showroom de pavimento permeável com diversos tipos de revestimentos. A apresentação desse empreendimento aconteceu em primeira mão durante o “Seminário de capacitação: pavimento permeável”, promovido pela BlocoBrasil em parceria com a ABAP (Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas), que reuniu cerca de 60 profissionais do segmento.

A área construída corresponde a sete vagas de garagem do pátio da ABCP, ou seja, são 87,5 m2 divididos em três tipos de revestimentos: pavimento intertravado com peças de juntas alargadas, pavimento intertravado com peças permeáveis e pavimento com peças de pisograma. Ela permitirá fazer demonstrações do sistema para estudantes e profissionais interessados.

Tão importante quanto o revestimento são as camadas subterrâneas constituídas de material granular, que formam a estrutura do pavimento. São cerca de 26 m3 de brita distribuídas em três camadas, todas de granulometria mais próxima da distribuição contínua e sem a presença de materiais finos, para facilitar a drenagem e consequente, escoamento da água, evitando formação de poças.

A estrutura do pavimento contempla ainda um sistema de drenos para coleta de água de chuva e armazenamento em uma cisterna enterrada com capacidade de 2800 litros. Esta água de chuva será utilizada para regar a área verde da ABCP.

 

Poça zero

O sistema de pavimento permeável foi desenvolvido no Brasil com o apoio da ABCP, para ajudar a amenizar e combater as enchentes. Neste caso, o pavimento como um todo exerce função de um reservatório provisório, com imediato escoamento da água superficial.

De acordo com o responsável pela obra, o gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP, engenheiro Cláudio Oliveira, a capacidade de captação e armazenamento temporário da água de chuva é de cerca de 8 mil litros/hora, sendo que apenas uma parte dessa água será armazenada pela cisterna.

 

Histórico da obra

  • 87,5 metros quadrados
  • 5 dias de obras
  • 5 profissionais envolvidos na execução
  • 0,35 metros de profundidade

 

Etapas da construção

  1. Retirada do piso grama antigo
  2. Escavação do solo com profundidade média de 35 cm
  3. Compactação do subleito
  4. Colocação da manta plástica
  5. Escavação e colocação dos tubos dreno
  6. Colocação e compactação da camada de fundação (20 cm) – brita 25 mm
  7. Colocação do complemento da camada de base (4 cm) – brita (4 cm)
  8. Colocação da camada de assentamento (3 cm) – areia grossa 4,8 mm
  9. Colocação das peças de demarcação de vagas (peças convencionais com pigmentação na cor amarela) e colocação das peças permeáveis
  10. Espalhamento do material de rejuntamento – areia grossa 4,8 mm
  11. Compactação das peças com placa vibratória
  12. Instalação do sistema hidráulico da cisterna (bomba e demais instalações)
  13. Testes de infiltração nas vagas
  14. Liberação ao uso

Tags:, , ,

Revoke Consent