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09/02/2024Posts ABCP-SNIC (pt-en-es), IMPRENSA

Venda de cimento no Brasil recua 2,4% em janeiro

O primeiro mês de 2024 terminou com um recuo de 2,4% nas vendas de cimento, totalizando 4,8 milhões de toneladas. Sobre o volume vendido em dezembro de 2023, houve um incremento de 5,9%. As vendas por dia útil somaram, em janeiro, 198,6 mil toneladas, queda de 2,1% ante o mesmo mês de 2023 e leve recuo de 0,6% sobre dezembro.

No acumulado dos últimos 12 meses, foram comercializadas 61,67 milhões de toneladas de cimento no Brasil, queda de 2% sobre o período anterior. Ainda que as vendas de janeiro do ano passado registrassem uma base forte, o resultado de agora sinaliza que o fraco desempenho em 2023 persiste no início de 2024.

O setor segue impactado pelos juros e pelo endividamento elevados, que exercem pressão na situação financeira e no consumo das famílias. Apesar do controle da inflação e da resiliência do mercado de trabalho, houve um aumento da informalidade e o salário dos trabalhadores ainda permanece numa recuperação lenta, com valores reais estagnados há quatro anos.

O mercado da construção continua em queda, tanto na venda de materiais, quanto no número de lançamentos imobiliários. No entanto, o índice de confiança do setor manteve-se relativamente estável. O segmento de infraestrutura ficou menos otimista, enquanto o de edificação residencial mostrou maior confiança, impulsionado, principalmente pelas boas perspectivas com o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Há uma efetiva movimentação da equipe governamental para acelerar as contratações do MCMV e impulsionar o programa. De qualquer forma, o reflexo dessas mudanças deve ser sentido na demanda de cimento e de materiais de construção apenas no segundo semestre.

Ainda que o cenário do ano seja incerto, a indústria do cimento segue otimista com a retomada dos investimentos em infraestrutura e com a possibilidade de elevar a presença do cimento e do pavimento de concreto como opção nas licitações de ruas, estradas e rodovias. Fatores como esses levam a uma projeção de crescimento de consumo do produto estimada em 2% para este ano, um acréscimo aproximado de 1,2 milhão de toneladas.

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