IMPRENSA

Capacitação de engenheiros e arquitetos na AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná)

17/10/2019IMPRENSA, Noticias, Sul

Vias urbanas de concreto

ABCP capacita profissionais de quase 80 municípios graças à iniciativa do ParanaCidade

Por meio de uma parceria com o ParanaCidade, o Escritório Regional Sul da ABCP realizou entre os dias 11 e 16 de outubro (2019) uma série de treinamentos para engenheiros e arquitetos ligados a Associações de Municípios do Estado do Paraná. A capacitação dos profissionais intitula-se “Vias Urbanas de Concreto” e ocorre sempre depois de uma reunião da superintendência executiva do ParanaCidade com os prefeitos da região, para apresentação de linhas de financiamento e opções tecnológicas disponíveis.

O ParanaCidade é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Estado do Paraná e busca fomentar e executar atividades e serviços relacionados ao desenvolvimento regional, urbano e institucional dos municípios que não sejam exclusivos do Estado. Além disso, faz a administração de recursos e fundos financeiros públicos destinados ao desenvolvimento urbano, regional e institucional, em especial o Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU) (saiba mais).

O primeiro encontro foi realizado dia 11 em Londrina para engenheiros e arquitetos de oito prefeituras integrantes da AMUNOP (Associação dos Municípios do Norte do Paraná). Na terça-feira, dia 15, foi a vez da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) receber a equipe da ABCP em Cascavel – cerca de 80 técnicos de mais de 30 prefeituras participaram do encontro. Nesta quarta-feira, 16, o mesmo treinamento foi ministrado pelo gerente da ABCP Sul, Alex Maschio, em Francisco Beltrão, para profissionais ligados à AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). Neste último encontro houve mais de 100 participantes, representando praticamente todos os 40 municípios ligados a esta associação.

O “Vias Urbanas de Concreto” integra o projeto Soluções para Cidades: Ruas do Futuro, da ABCP. A capacitação aborda aspectos como:

  • A importância das vias para a qualidade de vida dos cidadãos
  • Vantagens técnicas e ambientais dos pavimentos de concreto
  • Competitividade atual e custos
  • Aspectos de projeto e dimensionamento
  • Aspectos executivos e de manutenção
  • Experiências latino-americanas de aplicação
  • Experiências brasileiras em pavimentos urbanos de concreto
 
 

Palestra na AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná)

Capacitação na AMUNOP (Associação dos Municípios do Norte do Paraná)

Tags:, , , ,

Revoke Consent