IMPRENSA

Yushiro Kihara, em 2017, durante homenagem da ABCP pelos quase 50 anos dedicados à Associação e à indústria do cimento

11/05/2023IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Yushiro Kihara: um talento singular

A comunidade técnica, em especial a ligada à indústria do cimento, perdeu na noite desta quarta-feira (10/5) Yushiro Kihara, profissional atuante que, por quase 50 anos, dedicou-se à ABCP e aos temas relativos ao cimento Portland.

Graduado em Geologia pela USP (1969), onde também fez mestrado em Mineralogia (1973) e doutorado em Mineralogia e Petrologia (1982), Yushiro foi professor doutor do Instituto de Geociências e tinha experiência na área de Geociências, com ênfase em Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: mineralogia aplicada, material de construção, fabricação de cimento Portland, durabilidade do concreto à reação álcali-agregado, meio ambiente e coprocessamento de resíduos.

Em 2014, recebeu uma homenagem do 6º CBCi (Congresso Brasileiro do Cimento) pelos 45 anos dedicados à formação e treinamento de diversos profissionais da indústria brasileira de cimento. Em 2017, quando decidiu aposentar-se, foi novamente homenageado pela ABCP, pelos quase 50 anos dedicados à Associação, que inaugurou em suas instalações o Espaço Yushiro Kihara.

Essa homenagem, assim como sua trajetória profissional, foi registrada no relatório da ABCP daquele ano:

 

Meio século dedicado a ABCP

O Relatório Anual da ABCP, edição 1969, que descrevia as atividades desenvolvidas pela entidade naquele ano, registrava ― como estagiário ― na relação de Pessoal Técnico da ABCP (ANEXO III, página 30), o nome de um geólogo-bolsista que viria a dedicar quase 50 anos de sua vida profissional à Associação e, consequentemente, a indústria brasileira do cimento.

Seu nome: Yushiro Kihara

Ocupando desde 1997 a Gerência de Tecnologia da ABCP e após 48 anos de excelente e inequívoca contribuição para a qualidade e para o desenvolvimento sustentável da cadeia de produção e aplicação do cimento e do concreto, o Prof. Dr. Geólogo Yushiro Kihara, decidiu, no princípio de 2017, fazer jus a merecido descanso e deixou o quadro de colaboradores da Associação.

Como professor titular do Instituto de Geociências da USP, Universidade de São Paulo e especialista de refinada cultura e profundo conhecimento técnico ― o destacado profissional sempre foi reconhecido e respeitado pela academia, pelos centros de pesquisa e pela indústria nacional e internacional de cimento.

Dentre as inúmeras e importantes contribuições de Yushiro para com a indústria brasileira de cimento, pode-se citar o estudo, desenvolvimento, aplicação e implementação da microscopia de clínquer como técnica avançada de controle de qualidade do cimento. Junto com a equipe do então DEFIQ (Departamento de Físico-Química) da Associação ― que ele ajudou a formar e liderou por muitos anos ― foi o responsável pela transferência dessa técnica para inúmeros profissionais da indústria brasileira e latino-americana de cimento, por intermédio de dinâmicos treinamentos, realizados tanto nas plantas de cimento como na sede da ABCP, em São Paulo.

Mais recentemente e de forma também intensa e relevante, o geólogo emprestou todo o seu conhecimento e dedicação na elaboração e desenvolvimento do Mapa Tecnológico do Cimento, mais conhecido como Roadmap Brasil 2050, iniciado em 2014, com o desafio de encontrar soluções para reduzir ainda mais as emissões de CO2 da nossa indústria.

Em 2014, durante a realização do 6º CBCi, Yushiro recebeu justa homenagem, que foi referendada pela ABCP, ao denominar seu miniauditório interno de Espaço Yushiro Kihara.

A indústria brasileira do cimento e a ABCP e colaboradores, agradecem profundamente a dedicação, competência e carinho com que o geólogo Yushiro desempenhou suas atividades profissionais em favor do setor.

(Relatório Anual da ABCP – 2017)

 
 

Yushiro Kihara

Homenagem ao geólogo durante o 6º CBCi (Congresso Brasileiro do Cimento)

Espaço Yushiro Kihara

Tags:,

Revoke Consent